Dicas de PS3 e PS4 para usuários que buscam ter melhores vantagens tanto online quanto na hora de comprar o jogo e console correto. Explicamos aquilo que, realmente, testamos e analisamos com recomendações sinceras sobre nossas experiências.

PS3 sendo vendido com dezenas de jogos no Mercado Livre Compartilhado?

Afinal, vale a pena comprar o console de ps3 que vem sendo vendido no Mercado Livre com dezenas de jogos, nos quais, os vendedores afiram que pode-se jogar online, pois o PS3 vem travado e disponível para jogar multiplayer como se tivesse comprado o jogo?

Recentemente estava navegando na web quando vi um anúncio do Mercado Livre o qual dizia – Console Novo PS3 500gb com 55 jogos Originais + Controle Original por 1.399 reais. Não há como não chamar atenção, principalmente pelo console ser vendido como novo na caixa. Se fosse usado poderíamos pensar que dono do console comprou essas dezenas de jogos pela PSN e agora está vendendo pois pretende migrar para PS4, enfim. Acontece que todos nós sabemos que mesmo comprando jogos online, um vendedor para ter lucro vendendo esse console de PS3 novo, deveria cobrar mais de 2 mil reais, afinal, os jogos oferecidos são lançamentos em sua maioria (como FIFA, PES, Last of US, GTA V, Call od Duty, Farcry 4, BTF4, entre outros).

ps3novojogos

PS3 novo com 55 jogos

Se cada jogo fosse compra na PSN por média de 50 reais, seriam quase 3 mil reais, somente em jogos, sem contar o console e o controle original.
Então como um vendedor pode ter lucro o vendendo por, aproximadamente, 1.500 reais?
Passei então por umas 72 horas pesquisando sobre o assunto e lendo tudo que podia encontrar sobre o tema.
Até me deparar com a possibilidade de serem jogos compartilhados, ou seja, jogos que foram comprados e eram jogados em mais que um console. Descobri que a PSN permite que até 3 jogadores possam utilizar o mesmo jogo ao mesmo tempo, seria algo como você ter um jogo para seu console e outro que joga na praia e na casa de campo em consoles diferentes, mas que prática, é utilizado como benefício entre amigos que compram o mesmo jogo junto, dividem o custo se divertem com menos investimento. Então pensei que de alguma maneira esse vendedor poderia estar utilizando essa técnica, mas ainda assim não fazia sentido, pois 3.000 reais em jogos divididos por 3 consoles, ainda o custaria mil reais em jogos que somado ao valor do PS3 ainda lhe traria prejuízo vender por menos de 2 mil reais.

Mesmo estudando sobre possíveis contas fantasmas, as quais poderia dar problema se os jogadores tentassem jogar o mesmo jogo ao mesmo tempo, como esses vendedores tinham tantas boas qualificações vendendo esses produtos? Se fosse o caso, alguém já teria reclamado e negativado a compra.

Um outro fator relevante, que pode-se encontrar, tanto em jogos compartilhados do PS3 como PS4 é que alguns lojistas, ao invés de lhe fornecer um TOKEN para download de um determinado jogo, vão lhe informar dados de uma conta que deve ser adicionado em seu sistema, para assim poder jogar nela, ou em outras contas que você tiver instalado no seu PS#. Porém tanto o 3 como o PS4 lhe limitam adicionar no máximo 16 contas por console, então como esse vendedor iria me garantir 55 jogos? Fui então perguntar para ele algumas coisas:
– Os jogos vem todos na mesma conta? É uma conta compartilhada?
R: Sim, os jogos vem todos em uma mesma conta, mais informações não posso fornecer senão o ML corta meu anúncio.

Isso me deixou com um pé atrás para fazer a compra, parecia algo ilícito, mas poderia não ser, afinal o Mercado Livre anda cortando qualquer anúncio até de roupas sendo vendidas originais por suspeitarem que sejam falsificadas. Não quis desistir então perguntei:
– O que você pode informar então amigo?
R: Sou mercado líder há 5 anos, 100% de qualificações positivas. Posso informar que todos os jogos irão funcionar online, o console é novo e travado, caso não goste, poste o produto de volta e lhe devolverei o dinheiro sem perguntas.

Oras, estava muito bom pra ser verdade. Fui então pesquisar esse produto em outros locais que não no Mercado Livre, e encontrei somente algumas lojas no Paraguai comercializando da mesma maneira – Console + jogos originais + controle. Então pensei que isso poderia ser uma técnica do nosso País vizinho no qual brasileiros não saberiam fazer ou explicar. Vale citar que nenhum de todos os integrantes do Clan o qual participo há 4 anos souberam dar uma luz do que poderia estar acontecendo para um PS3 funcionar com 55 jogos online por menos de 1.500 reais.

Depois desses 3 dias de estudo com apenas uma ideia, sem qualquer certeza do funcionamento ou do mistério por trás desses jogos, resolvi comprar mediante as últimas perguntas:
– Irei acumular troféus na minha conta pessoal?
R: Sim.
– Irei ser derrubado se mais de 3 jogadores estiverem jogando o mesmo jogo no mesmo momento?
R: Jamais.
– Posso fazer atualizações da PSN e de outros jogos físicos de PS3 que tenho sem qualquer problema de funcionamento dos jogos?
R: Sim. Apenas não pode deletar a conta que vem os 55 jogos.

Então comprei.
Chegou 6 dias depois, fiz todos os testes, com quase todos os jogos, jogando offline e online e tudo funcionou como se eu tivesse jogando com as mídias físicas.

Moral da estória…
1. O PS3 vendido, realmente é novo?
R: SIM.
2. Funcionam os 55 jogos?
R: SIM, já inclusive passaram 14 dias e já qualifiquei o vendedor.
3. Corro o risco de ver os jogos travarem nos próximos meses e já não ter mais pra quem reclamar uma vez que já qualifiquei o vendedor?
R: SIM, foi um risco que presumi e irei atualizar esse artigo no mesmo momento que isso acontecer.
4. Qual é o mistério do funcionamento de 55 jogos originais por menos de 1.500 reais?
R: Não fique bravo comigo caro leitor, mas nem com o console em mão conseguimos descobrir. Acho que é por isso que são poucos os vendedores do Mercado Livre com essas ofertas, deve ser uma informação muito valiosa mesmo. Nossa suposição é que uma vez que “de alguma maneira” consigam instalar os 55 jogos lançamentos e originais no console, fazem um espelho do HD do PS3 e colam em outros HD’s novos que sobem da mesma maneira ao serem ligados.
5. Qual vendedor comprou?
R: O vendedor que comprei, no momento que fiz esse artigo, estavam com os anúncios pausados, logo não há porque eu informar. Telefone dele não funciona, e não possui loja física. É de São Bernardo do Campo.
6. Acredita que ele tenha comprado do Paraguai e revendido?
R: Acreditava claramente nessa hipótese, porém ao analisar a conta que veio com os 55 jogos, vi que o e-mail de login é o mesmo e-mail registrado no Mercado Livre da conta  dele, logo descartei essa hipótese. Realmente é ele quem faz essa manobra.

Logo deixo os comentários abaixo para que vocês possam expressar as alternativas que acham que possam estar acontecendo para esse console funcionar com tantos jogos originais e tão barato.