Dicas de Dieta e Emagrecimento com técnicas avançadas aplicadas e narradas por pessoas que eram obesas e que agora estão em forma.

Como André Marques emagreceu tanto? Segredos da Dieta

O estilo de vida fitness e a os processos de uma vida saudável chamam a atenção do público nas redes sociais. Com todo o avanço tecnológico, torna-se cada vez mais fácil e prático acompanhar a vida de alguém sem precisar sair de casa ou perseguir até o aeroporto ou outros lugares. As imposições da sociedade sobre como deve ser o corpo ideal ou o estilo de vida falam alto demais nos dias atuais; as mais diversas pessoas se deixam levar pelas exigências midiáticas, principalmente as que estão no ramo da televisão. Os atores, apresentadores e afins estão cada vez mais modificando seus corpos em nome da arte, ou do que a sociedade implica. Alguns por motivos de saúde, outros não. Mas o foco aqui é saúde.

Leandro Hassum, comediante nacionalmente famoso, foi um exemplo clássico de alguém que quis mudar sua vida em prol da saúde. Outro famoso foi o André Marques, conhecido por seu papel em Malhação, como o Mocotó, e trabalhos como apresentador do Vídeo Show e outros programas da Globo, chamou a atenção da mídia devido às notáveis mudanças em seu corpo. Foi em 2013 que ele se submeteu a uma cirurgia de redução do estomago, gastroplastia, e desde então sua vida mudou drasticamente. Não só pelos mais de 75kg perdidos.

André Marques já tinha chegado aos 160kg, tinha problemas de circulação sanguínea, descobriu-se diabético e quase ficou cego, mas hoje sustenta uma barriga sarada e corpo muito mais saudável. Isso tudo graças a uma dieta seguida à risca, com orientação de um health coach, Roberto Bueno, e exercícios físicos frequentes. O ator e apresentador inclui em sua alimentação comidas que saciam o organismo de forma sensorial, se alimenta de três em três horas e faz até sete refeições por dia.

Ele garante que suas porções são controladas e por isso ele sempre pesa cada prato antes de consumir, para poder equilibrar a quantidade adequada para não passar mal, ou não precisar pular alguma outra refeição por estar comendo demais em determinado momento. Por conta dos processos e consequências da cirurgia, o estômago dele não aguenta tanta comida como aguentava antes, até pelo estômago ter sido reduzido. As diversas guloseimas ficaram no passado, mas ele garante que come de tudo com toda a parcimônia, de acordo com as necessidades de seu organismo.

Pratos como aveia, batata doce, frango, peixe, clara de ovos, abacate e outros são o cardápio quase completo do apresentador. Ainda assim, alimentos fontes de gorduras trans. estão proibidos; e bebidas alcoólicas devem ser moderadas. Os carboidratos, por sua vez, não estão excluídos de sua vida, mas devem ser consumidos em horários regrados para que não haja uma desaceleração de seu metabolismo, como afirma o seu health coach. Ela é feita em vapor e é um truque que ajuda a controlar a ansiedade e o desejo além de ser fonte de fibras. A dieta não é completamente divulgada é algo confidencial.

Rodrigo de Almeida Ele também se dedica a um treino que conta com a ajuda de um personal trainer para criar massa muscular e preencher a pele que sobrou depois da cirurgia. Conta com exercícios aeróbicos, musculação e bicicleta. Sua ida a academia é de três vezes por semana, ele também pratica stand up paddle, esporte aquático. A cirurgia bariátrica deixa o estômago menor e com menos espaço para o alimento e consequentemente a perda de peso, durante o período de 8 meses após a cirurgia não se pode comer nem um tipo de baboseira. A cirurgia não faz milagres então é preciso seguir tudo a risca para obter o resultado esperado e não voltar a engordar.

Cerca de 30% de pessoas voltam a engordar após a cirurgia. A gastroplastia é apropriada a pessoas com obesidade e não consegue emagrecer com dietas. Após a cirurgia a pessoa não ingere mas grandes quantidades de alimentos. Mas os médicos aconselham prevenir a obesidade para não chegar ao ponto da operação, antes de ocorrer a intervenção cirúrgica o paciente passa por uma analise cuidadosa para analisar uma alternativa menos invasiva. Por mais que a tecnologia tenha avançado e tenha aparecido novos tratamentos o melhor é a prevenção da obesidade.

Em entrevistas realizadas em 2015, André afirmou que não liga para o fato de que todos comentavam sobre sua transformação e que nunca ficou chateado. Foi por saúde e não por pressão social. Ele precisava se cuidar e foi atrás do jeito que pode, hoje ostenta um corpo saudável e afirma que a cirurgia foi a melhor coisa que poderia ter feito por si mesmo.